LIMAO com amigos

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Você é "chefe" de um amigo, e agora?



Seu amigo não o leva a sério


Foi promovido a gerente e tem que gerenciar colegas. Aquele amigo em particular trata-o como estivessem juntos, "batendo um papo" na sala de sua casa.

Pior, não chega pontualmente, conversa em paralelo nas reuniões, faz piadinhas com você. Quando vai falar com ele, responde "deixa disso, nos conhecemos a muito tempo".

Os demais funcionários, são influenciados por ele, no seu comportamento, o que fazer?

Esse é uma situação que é colocada nos meus cursos LIDERANDO EQUIPES, por jovens líderes que se encontram nesse dilema, após uma promoção.

A resposta é uma só, se posicione como líder e mostre porque foi escolhido para liderar.
Para terem uma ilustração sobre esse caso, acessem o site: www.fox.com/tildeath - recaps.

No More Mr. Vice Guy
Episódio 8 da segunda temporada.

Quando Jeff (Sr. Pinto) torna-se o Diretor da escola ele pensa que a sua oportunidade chegou e está tendo chance de brilhar. Seus colegas não o levam a sério, principalmente Eddie (o grandão). Depois de considerar uma série de possibilidades, toma uma importante decisão, suspende Eddie. Os outros membros da equipe de professores, passam a respeita-lo.
O que fazer nessa situação?
A.J.Limão

Marcadores: , , ,

FUNDAÇÃO VANZOLINI


Liderando Equipes na Fundação Vanzolini






Reproduzo aqui o depoimento de Isabel Nogueira do RH da Fundação Vazolini, do curso realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2008.


"Foram dois dias bem produtivos sobre o tema “Liderança”.

Aprendemos lições importantes, como os novos paradigmas das empresas e o papel que nos cabe, além de conhecermos as diferentes habilidades e competências para se liderar.

O assunto é amplo e muito interessante..."

"No treinamento, vimos que, muitas vezes, um gestor comete o equívoco de atuar na linha “deixa comigo” e acaba assumindo milhares de tarefas que não competem a ele. Isso, evidentemente, não é bom nem para a carreira de um líder e nem para a do liderado".

"Percebi durante o treinamento que liderar pessoas é tão difícil quanto ganhar na loteria, mas, se acertarmos na gestão, seremos afortunados. E por fim, utilizando a analogia citada por um de nossos colegas, entrei no treinamento para jogar uma partida de tênis, em que o erro do outro é o objetivo principal, e saí jogando frescobol, pois o acerto do outro é que propicia a minha continuidade no jogo".

"Essa é a essência do que devemos ter em nosso dia-a-dia. É apostar no acerto do outro para que também continuemos no jogo e, assim, juntos, agregarmos muito mais valor às nossas atividades. E o papel dos gestores da Fundação Vanzolini, nesse contexto, é liderar e evoluir. Sempre".

Um abraço a todos vocês que participaram do curso LIDERANDO EQUIPES realizado na Fundação Vanzolini em 15 e 16 de fevereiro.

A.J.Limão

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

TOMADA DE DECISÃO

Decisões simples são mais eficazes

Em meu curso LIDERANDO EQUIPES, no módulo Tomada de Decisão, explico que as decisões mais simples são as melhores e mais eficazes.

No exercício que aplico, Exploração do Pólo Sul, comparo as decisões dos dois exploradores que competiram para ser o primeiro a chegar naquele objetivo, Roald Amundesen e Robert Scott .

O primeiro tomou as decisões mais simples, chegou até o Pólo Sul e voltou com vida e o segundo tomou as decisões mais complexas e morreu ele e a equipe de fome e de frio, sem atingir o objetivo.

Há uma tendência do ser humano pensar que a forma mais complexa é a certa e rejeitar o pensamento mais simples.

Um exemplo é o comentário de Max Gehringer na CBN (selecionem o dia 15/2/2008, sexta-feira) Clássicos do Mundo Corporativo: Uma gincana intelectual, com a área Financeira de uma empresa promoveu com seus executivos, onde a solução mais simples não foi encontrada e quiseram provar de modo mais comp´lexo.

Para saber mais: acesse http://www.limaoespremido@blogspot.com/

Marcadores: ,

Pegar ou largar

Tática cruel para o comprador

Se a tática do leilão reverso é cruel para o vendedor, pegar ou largar é uma tática cruel para o comprador.

A única forma de sair dessa situação é gerar concorrência pelo seu dinheiro.

Se quiser saber mais sobre como evitar essa tática, acesse: www.limaoespremido.blogspot.com

Marcadores: , ,

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Motivar pessoas

Motivar é descobrir o mote da pessoa.

"Não motivamos pessoas, elas motivam por si mesmo".

Já leram ou ouviram essa frase algumas vezes, não é mesmo?
Confundem geralmente entre motivação e incentivo.

Qual é a diferença?

A motivação vem de dentro da pessoa, é o mote da ação. Aquele centelha que todos temos internamente. O incentivo vem de fora, é um prêmio o que estimula a pessoa a fazer algo, para obter o que deseja. Um prêmio por atingir as metas, por exemplo.

Se quiserem saber mais, acesse: http://www.limaoespremido.blogspot.com/



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Entender gente

Apertar botão funciona com máquinas, mas não com pessoas.

Um profissional é promovido a gerente, geralmente, pela sua competência técnica.
Destaca-se em uma função e, a empresa dá a ele como prêmio uma promoção.
Em geral, esse profissional é muito bom naquilo que faz, tecnicamente.
Porém, quando está na posição de líder falha, porque não possui as habilidades certas
para lidar com pessoas.

A empresa o promove, porque aposta na sua capacidade de multiplicar a sua competência a outras pessoas. O promovido limita-se a ter auxiliares que fazem o apenas o que pede e assim, não os desenvolve e não pode delegar tarefas e atividades mais complexas, centralizando tudo
nele. Esse gerente passa a ser um gargalo no processo interno da empresa. Trabalha dobrado
e nunca terá subordinados que possa confiar tarefas, pois, ele não os desenvolve para isso.

Quando se está à frente de uma equipe, deve fazer com que seus liderados sejam tão bom quanto você, isso significa que deverá fazer o trabalho que você faria e, para conseguir isso o primeiro passo é entender gente.

Entender gente significa que durante as conversas com seus liderados, deve descobrir seus projetos pessoais e profissionais. Saber qual é a direção da sua energia. Assim, terá matéria-prima para dar feedback, desenvolve-lo e motiva-lo. É a única forma de conseguir fazer com que as pessoas dêem tudo de si.

Para saber mais leia o livro de minha autoria: LIDERANDO EQUIPES PARA OTIMIZAR RESULTADOS. Essa e outras lições de liderança serão encontradas nas suas páginas.
Acesse: http://www.submarino.com.br/books_searchresults.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&WhichForm=frmSearch&Search=LIDERANDO%20EQUIPES%20PARA%20OTIMIZAR%20RESULTADOS&SearchBy=Título

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A diferença entre ser líder e ser chefe

O chefe

A empresa até a terça parte do século passado, tinha uma cadeia de comando e controle muito rígida. Dizia que um gerente não poderia ter abaixo de si mais do que 6 pessoas. Acima desse número perderia o comando e controle. Assim, a empresa possuia muitos chefes de chefes e dessa forma a estrutura se tornava muito pesada. O cliente era o que menos importava.

O líder

Um pouco antes da virada do milênio as empresas passaram por uma série de processos de dowsizing (enxugamento da estrutura) e empowerment (preparação e treinamento da base da organização). Com a diminuição de nívveis hierárquicos, a nova ordem é colocar sob o gerente, tantas pessoas, quantas ele não puder controlar. A estrutura fica mais enxuta e o cliente mais percebido quanto a sua importância na organização.


Os militares nos ensinaram

A estrutura organizacional das empresas foi copiada das organizações militares.
Funcionou durante algum tempo, hoje, apresenta uma série de entraves.

Ensinamos os militares

Interessante que hoje temos na estrutra militar muito do que os pensadores de liderança, desenvolveram e o U.S. Mariners Corps estimula a atitude dos soldados frente às situações inusitadas.

Quando há qualquer crise, são os Mariners que vão à frente, pois, seguem o comando, porém se a situação exigir, tomam a atitude necessária, para resolve-la.

Veja no blog http://www.limaoespremido.blogstar.com/ as diferenças entre chefe e líder. Estas são algumas frases que traduzi daquele site, se quiserem saber mais, acessem: www.usmariner.org/

Marcadores: , ,

O chato da qualidade!


É comum nas empresas, a área de qualidade ser classificada como "chata" e o homem da qualidade mais "chato" ainda.

É que quando chega em nossos departamentos, temos que parar o que estamos fazendo para atende-lo na auditoria da conformidade.

Isso ocorre porque temos apenas um único profissional ou departamento pensando qualidade na empresa. É muito esforço para se obter a qualidade dos produtos e serviços nas empresas.

O TQC - Total Quality Control, quando bem aplicado consegue obter 99% de acertos, com um índice de 35.000 defeitos por milhão.

A qualidade em todos e toda a empresa na qualidadeCom o advento do Programa Seis Sigma, a empresa experimenta agora a verdadeira filosofia da qualidade. Isso porque todas as pessoas devem deter o conhecimento das ferramentas que antes somente o homem da qualidade tinha.

Com o Six Sigma a empresa atinge agora um patamar de qualidade de 99,9997%, ou seja, 3,4 defeitos por milhão.

Isso graça a todos estarem engajados, senão vejamos:
1. Master Black Belt treina Green Belts (GB) - toda a população da empresa, passa a dominar as ferramentas, antes de uma área somente.
2. GBs devem desenvolver programas de melhorias de qualidade.
3. Recebe o título de Black Belt (BB) depois de conduzir 3 programas com sucesso e economias de recursos e processos para a empresa, que é inclusive, licenciado do cargo para executa-los.
4. Torna-se um MB que pode treinar outros GBs.
5. O Champion é alguém da alta direção que facilita os cominhos dos envolvidos no Programa Six Sigma.

Existem empresas, onde o programa funciona plenamente, em que são promovidas somente pessoas que são BB,o caso da GE.Outras exigem que o candidato à promoção seja pelo menos GB, o caso da FORD.

Para saber mais sobre o assunto, acessem:
http://www.limaoespremido.blogstar.com/


Marcadores: , ,

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Entrevista – VENDA MAIS

1. Quais são os melhores métodos para definir metas?
O método de maior eficácia pode ser definido em 3 fases:
1) Levantar o potencial do mercado;
2) Definir a participação pretendida e
3) Verificar a capacidade de cobertura e de penetração atual.

Como fazer a empresa visualizar as metas?

Para saber: http://limaoespremido.blogspot.com/

COACHING: CUIDADO COM O MODISMO.


A. J. Limão Ervilha



Uma profissional de RH, participante de um curso sobre esse tema que eu ministrava, disse-me no encerramento: “Prof. Limão, você me convenceu de que eu não estou preparada para aplicar Coaching na minha empresa. A primeira providência ao sair daqui, é passar por programa de Coaching antes de ser um Coach”. Essa afirmativa me deu uma satisfação muito grande porque a responsabilidade de ser Coach é imensa e não um modismo, como vem ocorrendo.

Tenho tido feedback de executivos que não querem mais Coaching, que não acreditam que possa ajuda-los. Outros profissionais de Coaching de empresas me disseram que se depararam em situações em que tiveram de interromper o processo no meio, porque o aprendiz desistiu. O que reforça a primeira afirmativa deste parágrafo.



Para saber mais: http://limaoespremido.blogspot.com/

Para comprar: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=206905&ST=SE