A diferença entre ser líder e ser chefe
A empresa até a terça parte do século passado, tinha uma cadeia de comando e controle muito rígida. Dizia que um gerente não poderia ter abaixo de si mais do que 6 pessoas. Acima desse número perderia o comando e controle. Assim, a empresa possuia muitos chefes de chefes e dessa forma a estrutura se tornava muito pesada. O cliente era o que menos importava.
O líder
Um pouco antes da virada do milênio as empresas passaram por uma série de processos de dowsizing (enxugamento da estrutura) e empowerment (preparação e treinamento da base da organização). Com a diminuição de nívveis hierárquicos, a nova ordem é colocar sob o gerente, tantas pessoas, quantas ele não puder controlar. A estrutura fica mais enxuta e o cliente mais percebido quanto a sua importância na organização.
Os militares nos ensinaram
A estrutura organizacional das empresas foi copiada das organizações militares.
Funcionou durante algum tempo, hoje, apresenta uma série de entraves.
Ensinamos os militares
Interessante que hoje temos na estrutra militar muito do que os pensadores de liderança, desenvolveram e o U.S. Mariners Corps estimula a atitude dos soldados frente às situações inusitadas.
Quando há qualquer crise, são os Mariners que vão à frente, pois, seguem o comando, porém se a situação exigir, tomam a atitude necessária, para resolve-la.
Veja no blog http://www.limaoespremido.blogstar.com/ as diferenças entre chefe e líder. Estas são algumas frases que traduzi daquele site, se quiserem saber mais, acessem: www.usmariner.org/
Marcadores: chefe, comando controle, líder


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial