LIMAO com amigos

segunda-feira, 9 de março de 2009

TODO DIA É DIA DA MULHER


Escrito por: A. J. Limão

Dia 8 de março - dia das mulheres. Dar parabéns ficou tão comum, que a minha homenagem é concordar com o que já disseram: "todo dia é dia das mulheres". Ponto.

No início do meu curso de liderança, em 1998, portanto 10 anos atrás, a participação das mulheres era em média 12% (2 a 4) pessoas do sexo feminino, numa turma de 25 pessoas. No final de 2008, a média era de 48%. Tiveram turmas onde superavam o número de homens.

As mulheres vêm conquistando seu espaço dia-a-dia, cargos de liderança são ocupados por mulheres e departamentos antes predominantemente do sexo masculino, como Compras, hoje a mulher vem ocupando o cargo de compradora. Essas são constatações oculares minhas, dessa transformação no mundo corporativo, a partir dos programas de treinamento que ministro, .

Injustiças e preconceitos

Numa entrevista que dei para a
UOL EMPREGOS - Dicas publicado no dia 05/03/2009, quando perguntado sobre injustiças corporativas com o sexo feminino eu disse que acredito que as políticas salariais das empresas não diferenciam homens e mulheres. Apesar de a diferença estar aí, e de fato, ela existe. Mas eu não vejo na organização uma política salarial diferente para homens e mulheres.

Eu atribuo essa diferença ao fato de elas terem chegado depois a um mercado de trabalho masculino, feito e moldado por homens. Mas a competência é o que prevalece sempre e as mulheres já estão sendo privilegiadas por isso. Conheço algumas mulheres que ocupam cargo de destaque nas corporações.


Espaço conquistado

Historicamente a mulher vem conquistando o seu espaço no mercado de trabalho e a cada dia ela mostra que tem habilidades importantes para o negócio. E é isso que as empresas querem e precisam, quer seja homem ou mulher. E para mim, elas já conquistaram, sim, o seu espaço e estão concorrendo e competindo de igual para igual com os homens no mercado.

Entendo que os homens têm muito que aprender com a visão, a maneira comunicativa e proativa das mulheres e elas também com a objetividade dos homens. Todos têm o que aprender e ensinar e ambos têm características indispensáveis para a organização.


Mulher, mãe e profissional

Um ponto ainda a ser trabalhado pelas profissionais é justamente a questão de ser executiva, mãe e mulher.
A mulher não abre mão de ser mãe, mas também quer
ser bem-sucedida na carreira. Então, ela vive um imenso desafio, e muitas vezes não percebe como dá conta disso
com maestria.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial