LIMAO com amigos

sábado, 29 de março de 2008

COMO ADMINISTRAR MEU CHEFE?

Essa foi uma pergunta que um executivo me fez.

Disse que o seu chefe vai dando tarefas em cima de tarefas e o deixa todo enrolado, faz algumas tarefas, o chefe cobra outras. Outra que fez não é cobrada, que não entende o que se passa na cabeça do chefe.

Faça o encontro de expectativas

Foi o que eu lhe disse. Essa é uma forma de administrar o chefe.
Por exemplo: Quando sentir que tem muitas tarefas urgentes e importantes, peça um tempo para o chefe e diga-lhe: Tenho esta, esta e estas tarefas, mais estas e estas outras. Todas são urgentes e importantes, qual que eu devo fazer primeiro?

Ele o ajudará a priorizar as tarefas.
Com certeza lhe dirá: passe esta na frente, esta pode deixar para depois. Esta outra peça ajuda do fulano, esta outra, transfira para beltrano. Esta pode deixar, não é mais importante e assim por diante.


Quando o chefe lhe interrompe o trabalho

Quando o chefe lhe chamar, diga que está fazendo aquilo que pediu e que é o mais urgente e, se deve interromper, para falar com ele.

Geralmente ele dirá: não termine o assunto, depois que acabar, venha falar comigo. Portanto, diga ao chefe que está fazendo aquilo que ele quer. Há uma preocupação de ele saber se está se dedicando para as coisas que são importantes para ele. Isso é infalível, experimente.

O executivo que me fez a pergunta deu-me o feedback depois: Limão, mudou a minha vida e a relação com o chefe. Sinto-me mais eficaz e meu chefe também.

Para saber mais, leia o livro: LIDERANDO EQUIPES de minha autoria.





Marcadores: , ,

domingo, 16 de março de 2008

COMPETÊNCIA

Na academia, fazendo ginástica


Estava observando outro dia na academia que frequento, alguns dos profissionais de educação física. 1º) Um deles é competente para definir os exerícios, de acordo com o nível de atividade e expectativa da preparação física. 2º) O outro tem grande competência para explicar os exercícios e corrigir, enquanto se pratica. 3º) A terceira é competente no acompanhamento dos exercícios com a ficha em mãos. 4º) Um outro é competente no relacionamento, me vê de longe me cumprimenta, pergunta do meu filho (que malha lá também), fala de futebol, atualidades e tudo mais.

No início, achei horrível o primeiro, porque não me cumprimentava direito e minhas perguntas não eram respondidas adequadamente. Me apaixonei pelo trabalho feito pelo segundo, que foi rigoroso comigo na preparação física mas, depois me abandonou. Passei então a amar o trabalho da terceira preparadora física, que acompanhava os exercício, porém, deixei de ama-la
porque não me explicava os detalhes. Comecei a me interessar pelo quarto, que me fazia sentir especial porém, verifiquei que é só isso, bom de "papo" e não foi adiante nas minhas expectativas.


Pensei: e se juntasse todos eles em um só?


Teríamos assim, um quadro de referência para a contratação e desenvolvimento dos profissionais de uma academia. Saberíamos que competências seriam exigidas para um determinado cargo, montaríamos o perfil, saberíamos como recrutar, selecionar e contratar. E mais, teríamos um guia para orientar a entrevista, saberíamos a potencialidade de cada um para o cargo e quais seríam as habilidades a serem desenvolvidas, através de um programa.

Possivelmente o contratador da academia sabia de tudo isso intuitivamente. Mas se empolgou com a competência de um, outra competência de outro e contratou uma equipe com competências fragmentadas, que resultam em atendimento inadequado ao cliente. Depois o cliente vai embora e a academia continua investindo em marketing para atrair novos clientes, que os perde novamente, constituindo um ciclo vicioso. Até o negócio ir mal e contratar um consultor para saber o que está havendo, ou pior, fechar a academia.

Esse quadro explica de maneira simples a importância da competência nos profissionais. Por entender que é extremamente difícil ter alguém completo nas suas competências é que as empresas buscam hoje desenvolver programas que permitam preparar o profissional, para a função de modo eficaz.

Para saber mais acesse o blog: Limão Espremido.

A.J.Limão

Marcadores: , , ,

sábado, 8 de março de 2008

PERFIL DE LIDERANÇA



Você é do tipo Eurico Miranda?




Quer tudo a sua maneira, no tempo que determinar.
Comanda de perto, não dá espaço. Dá uma tarefa é quer que deêm-lhe retorno rápido.
Controla a execução no detalhe. Corrige várias vezes aquilo que foi delegado.


É personalista, centralizador e acredita que as pessoas só fazem se forem coagidas.



Ou é do tipo Zeca Pagodinho?




As pessoas são livres para fazerem o que achar que é melhor para elas.
Não há necessidade ficar orientando-as ou aconselhando-as.

A vida é uma sucessão natural de acontecimentos que nos leva e as coisas vão contecendo, independente da nossa vontade.
No trabalho é deixar que as elas encontrem a melhor forma de
executar as tarefas. No tempo delas e na sua necessidade.

A música "Deixa a vida me levar" mostra bem como é ficar ao sabor dos acontecimentos.



Ou ainda do tipo Lula?

A sua formação sindicalista ensinou "vamos sentar e discutir
com os companheiros".
É a forma de estar sempre de acordo com todos, numa situação, tarefa ou decisão.

Envolvendo todos para discutir e encontrar uma solução.



Tem também o tipo Suplicy, não o filho, o pai.


Temos que atender aos outros em tudo que for necessário.

Porisso, vamos apoia-los para que se sinta bem e possa dar
tudo de si.

O respeito ao outro é tudo e é fundamental, é nisso que se deve concentrar.

Sempre que for necessário, devemos aconselhar as pessoas para que elas se sintam confortadas.
Se quiser fazer um teste para descobrir o seu tipo, acesse: Limãoespremido.


Marcadores: ,

sexta-feira, 7 de março de 2008

PROJETO DE LIDERANÇA NA ITAUTEC




CULTURA GERENCIAL

Quando se fala em cultura gerencial, o treinamento topdown, é a forma mais eficaz de mudar comportamentos. Desperta-se atitude nos gerentes, sensibilizando-se toda a cadeia de liderança numa organização.
A Limão & Associados está desenvolvendo com o RH da Itautec, um Projeto de Desenvolvimento das Lideranças. O programa de treinamento abrange desde a Alta Direção, passando pelas
Gerências, Chefias e Supervisão. Estamos atualmente no segundo ano do Projeto, finalizando as Chefias e iniciando as turmas Supervisão. Na foto, a primeira turma: Diretores e Vice-presidência

Para saber mais acesse o blog: Limão Espremido.

Marcadores: ,

sábado, 1 de março de 2008

LIDERANDO EQUIPES PARA OTIMIZAR RESULTADOS

Subject: Tira, põe, deixa ficar

Recebi email de Luiz Santiago, responsável pela Comunicação da

Fundação Vanzolini , onde, através do seu texto fácil e agradável, dá uma vista geral do curso realizado naquela organização. Compartilho esse texto, com meus visitantes do blog,


"Olá, pessoas!

Muito bom ter convivido com vocês durante os dois dias de treinamento. Lições de liderança: entender as pessoas, compromisso, atitudes, correr riscos, objetivo comum.Alguns comentários e complementos"

...

"- Parecia horrível. Agora é um desafio: quem se habilita a preparar esta receita de
pão de abóbora para o nosso primeiro encontro de gestores? Vamos entender isso como “mudar de comportamento” e tomar uma atitude... Nem deve ser tão ruim assim. O pão de abóbora, claro.

- Jogo da memória: o que era mesmo mais importante? Banha de baleia ou biscoito de aveia? Tração de pônei ou de cão siberiano?

-
Limão.com amigos: visitem o blog do Limão. Ele está copiado nesta mensagem; assim, sabendo que vamos acessar, ficará motivado para atualizar regularmente o conteúdo! Afinal, cabe-nos prestigiá-lo já que, diante dele, somos uma equipe de nível 4. Ele ficará orgulhoso de nós.

- Tomar uma decisão não depende de milhares de cálculos. Precisamos ser rápidos, tendo como base conhecimentos e habilidades suficientes para potencializar as atitudes. Confiram aquela seção do Max Gehringer na CBN, mencionada pelo Limão durante o treinamento (selecionem o dia 15/2/2008, sexta-feira):
Clássicos do Mundo Corporativo: Uma gincana intelectual.

-E claro... há formas mais difíceis de se brincar de
Escravos de Jó. Invente a sua!

Abraços e uma excelente semana,"

Luiz Santiago

Minha resposta:

"Olá Luiz,

Obrigado pelo seu email e pelo RIA (REP), a linguagem do comunicador é fácil e envolvente.
Agradeço a receptividade do curso e o ambiente agradável e participativo.
Foi muito bom conhecer vocês. Sucesso!
Um abraço muito forte a todos!"


A.J.Limão